origem

quarta-feira, 28 de abril de 2010

"RECORDAR é viver" por RAP


Brutal este artigo do grande benfiquista Ricardo Araújo Pereira.
Vale a pena ler (e rir, muito) com a compilação de frases de conhecidos adeptos andrades que ele fez ao longo desta época 2009/2010.




"RECORDAR é viver" por RAP


«Ao fim da 2.ª jornada da I Liga, podem tirar-se já algumas conclusões. Uma: que o FC Porto é, dos três grandes, a equipa mais consistente. (…) Outra: que, perante equipas mesmo inferiores à sua no papel, o Benfica de Jorge Jesus não vai lá. (...) Aimar, Saviola e Di María não são, como já o vêm demonstrando há muito, jogadores (digamos assim) de campeonato.»
por António Tavares-Teles (25 de Agosto de 2009)


«(…) parece que (…) vira o disco e toca o mesmo: o FC Porto continua a ser o grande favorito a dominar a nova época que aí vem, a nível interno.»
por Miguel Sousa Tavares (21 de Julho de 2009)


«Eu sei que ainda é cedo para tirar conclusões, e não é meu timbre embandeirar em arco, mas gosto da nova equipa do FC Porto. Quer-me parecer que temos uma equipa muito lutadora, e na boa tradição das velhas equipas portistas, com jogadores que dão tudo o que podem e que se esfarrapam para conseguirem ganhar cada bola, cada duelo. (…) pelo que me foi dado ver, chegou mais um lote de jogadores com essas características. Teremos, pois, nesta nova época, uma equipa de combate, com diversas alternativas (…)»
por Rui Moreira (31 de Julho de 2009)


«O Porto conseguiu três vitórias e (…) a equipa dá sinais de ter amadurecido e começa-se a esquecer Lucho e Lisandro.»
por Rui Moreira (9 de Outubro de 2010)


«Ao contrário do que alguns dão a entender, o grande adversário do FC Porto no campeonato é o Braga e não o Benfica.»
por Pinto da Costa em Outubro de 2009


«(…) o facto de o Porto estar mais forte, ter tantas opções e parecer mais à vontade fora de casa é muito animador (…)»
por Rui Moreira (11 de Dezembro de 2010)


«Nós vamos a partir de hoje aqui solenemente dizer-lhe, interpretando o pensar dos treinadores aqui presentes, dos jogadores aqui presentes, que nós queremos este ano dedicar a vitória do campeonato a si. A si, que vai ser campeão.»
por Pinto da Costa (7 de Janeiro de 2010), dirigindo-se a uma fotografia de José Maria Pedroto, e interpretando vários pensares...


«Caiu bem a promessa de Pinto da Costa de oferecer este campeonato a Pedroto.»
por Miguel Sousa Tavares (12 de Janeiro de 2010)


«Todos os anos têm-me dado gozo ganhar, mas este ano vai dar ainda mais. Confesso que esta época vai dar-me claramente mais gozo ganhar.»
por Jesualdo Ferreira (13 de Fevereiro de 2010)


«Somos Porto e vamos continuar a ganhar.»
por Nuno Espírito Santo (20 de Fevereiro de 2010), oito dias antes de 'ganhar' 3 do Sporting, 17 dias antes de 'ganhar' 5 do Arsenal e um mês antes de 'ganhar' 3 do Benfica...


«(…) o autoproclamado maior candidato ao título deste ano (…)»
por Miguel Sousa Tavares (16 de Dezembro de 2009), referindo-se, surpreendentemente, ao Benfica...


«Na sequência das negociações encetadas, a Futebol Clube do Porto — Futebol, SAD vem comunicar (…) ter finalmente chegado a um princípio de acordo com o Cruzeiro Esporte Clube, para a aquisição dos direitos de inscrição desportiva do jogador Kleber.»
Comunicado oficial do Porto a 29 de Janeiro de 2010


«Hulk (…) não sabe jogar de costas para a área (…). Além disso, parece ter entendido mal os recados do treinador e o mais que dele se viu foi que se entreteve a adornar as jogadas, a tentar 'quaresmices' e a simular faltas.»
por Rui Moreira (25 de Setembro de 2009), cerca de três meses antes de Hulk passar a ser 'o melhor jogador do mundo', depois de galardoado com a expulsão na Luz...


«Gostei de ver Hulk sentado no banco. (…) talvez lhe devessem ter explicado que fora preterido por causa dos seus tiques e individualismo, das suas inócuas simulações. Talvez assim tivesse optado por uma outra atitude, logo que surgisse a oportunidade de jogar. Em vez disso, e como tem sido costume, Hulk foi de pequena utilidade quando entrou.»
por Rui Moreira (27 de Novembro de 2009), 23 dias antes de Hulk passar a ser absolutamente indispensável e decisivo na equipa do Porto...


«Uma desilusão. (…) Desconcentrado, desconsolado, conflituoso.»
«(…) esperava-se (…) que criasse embaraços à defesa benfiquista.»
«(…) a inspiração jamais foi a desejada, sendo que, aqui e ali, até abusou do individualismo.»
in A Bola, O Jogo e Record, respectivamente, apreciam a prestação de Hulk no dia em que foi castigado e passou a ser uma espécie de mistura entre Ronaldo e Messi, mas para melhor (21 de Dezembro de 2010)


«Sempre achei e sempre o disse que, em minha opinião, as equipas verdadeiramente vencedoras não perdem tempo a discutir árbitros nem a queixar-se de arbitragens.»
por Miguel Sousa Tavares (3 de Novembro de 2009)


«(…) atentem no golo que todos concordam ter sido mal anulado ao FC Porto (…)»
por Miguel Sousa Tavares (3 de Novembro de 2009)


«O que valeu ao Benfica em Olhão foi (…) um fiscal de linha desatento à posição de Nuno Gomes no golo do empate e um árbitro atento ao facto de domingo haver um Benfica-Porto, quando se encaminhou para Cardozo, depois de expulsar Djalmir, e pelo caminho mudou o vermelho a Cardozo para amarelo.»
por Miguel Sousa Tavares (15 de Dezembro de 2009)


«(…) antes haviam sido anulados dois golos ao FC Porto, um dos quais duvidoso e o outro claramente mal anulado (…); havia sido validado o primeiro golo do Leiria, também em posição duvidosa, mas com diferente critério de apreciação.»
por Miguel Sousa Tavares (19 de Janeiro de 2010)


«Façam o choradinho que quiserem, esta é a minha opinião: futebol assim, com (…) árbitros que protegem o anti-jogo e os sarrafeiros, não vale a pena esperar por público nas bancadas.»
por Miguel Sousa Tavares (16 de Fevereiro de 2010)


«Segundo 'A Bola', o Benfica ganhou no Funchal 'à campeão'. (…) sinceramente, não sei se o teria conseguido sem o que me pareceram dois erros de arbitragem em dois minutos (…)»
por Miguel Sousa Tavares (16 de Março de 2010)


«(…) já lá vão quatro golos limpinhos anulados ao Falcão.»
por Miguel Sousa Tavares (16 de Março de 2010)


Ps.: Mesmo correndo o risco de, em termos humorísticos, não conseguir fazer melhor do que os intervenientes anteriores, gostaria de acrescentar o seguinte: ao que parece, Jesualdo Ferreira obteve grandes vitórias no Porto, foi importantíssimo na história do clube, mas este ano demonstrou que o seu tempo no Dragão chegou ao fim. Já Pinto da Costa obteve grandes vitórias no Porto, foi importantíssimo na história do clube, e este ano demonstrou que o seu tempo no Dragão ainda agora está a começar. O anúncio da sua recandidatura à presidência deve, por isso, ser saudado com entusiasmo. Por um lado, permite-lhe acabar de cumprir o castigo de dois anos de suspensão por tentativa de corrupção, que seria uma pena não levar até ao fim na posse das funções nas quais foi castigado; por outro, é evidente que o máximo responsável por ter apetrechado o plantel do Porto com Prediger, Guarín, Tomás Costa ou Valeri, e o plantel do Braga com Luís Aguiar, Alan e Renteria, é o portista mais bem colocado para liderar o clube nos próximos anos. Além disso, o Porto ainda pode fazer história nesta época: a manter o terceiro lugar, é a primeira vez que um tetracampeão acaba o campeonato atrás do Braga. A boa gestão dá muitas alegrias.


| crónica de Ricardo Araújo Pereira 
| na edição de 24 de Abril de 2010 do Jornal "A Bola"


Sem comentários: