origem

sexta-feira, 15 de junho de 2007

Bravo Comendador!!!


Ao avançar com uma OPA sobre o Glorioso, Joe Barardo vem assim acabar definitivamente com aqueles que pensam que conseguem dominar a maior Instituição Portuguesa, através de miseráveis contratos televisivos –e não só- condicionados ainda por um infeliz cavalheiro que em tempos teve a ousadia de desafiar o Sistema. – Como dizia o andrade mais novo: “O meu irmão trata da saúde do Dr. Vale e Azevedo.”

Ao lançar esta OPA, Joe Berardo afirma que esta operação é efectuada "para ajudar os benfiquistas"."Eu acho que as acções estavam muito a descer. Se fosse com outra equipa, não teria intervindo. Mas como o Benfica faz parte do meu amor, e eu quero que todos os benfiquistas vejam o que está a acontecer com as acções" do clube, disse. Joe Berardo sublinhou que "o volume era pouco, mas alguém estava a prejudicar o Benfica. Não sei quem, mas alguém estava a fazê-lo". Nós sabemos quem é caro Comendador... É o anterior dono de umas quantas tascas no norte do país e que fez fortuna a “pulso” da navalha.

Entre os maiores accionistas da SAD do Benfica encontram-se ainda Manuel Vilarinho, antigo presidente do clube, que controla 12,27% do capital. Luís Filipe Vieira detém 0,91% do capital e Joaquim “andrade” Oliveira detém 4,08%. Mas já se sabe que o andrade mais velho não está na disposição de vender a sua percentagem.


Entretanto vamos rir um bocadinho:

Com a oferta pública de aquisição por parte do grande Comendador sobre a Benfica SAD, os nossos títulos em bolsa subiram em flecha e contagiaram a concorrência com subidas de 3,19% e 4%. É caso para dizer que estes gajos andam a reboque do GLORIOSO!

O que são acções de categoria A e B?

O empresário Joe Berardo lançou, através da empresa Metalgest, que controla, uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre 60% do capital do Benfica.

A oferta incide sobre os 9 milhões de acções de categoria B da SAD, sendo que existem mais seis milhões de acções de Categoria A.
O clube controla 50% da SAD, detendo todas as acções de Categoria A, que correspondem a 40% do capital da SAD, e ainda outros 10%, correspondentes a acções de Categoria B.
Afinal qual é a diferença entre os dois tipos de acções? As de Categoria A têm um regime especial previsto no Decreto-Lei nº 67/97, de 3 de Abril. No Artigo 12.º, explica-se que as de Categoria A são as acções «que se destinam a ser subscritas pelo clube fundador, nos casos em que a sociedade tenha sido constituída nos termos da alínea b) do artigo 3.o», sendo que as de Categoria B são as restantes. As acções da categoria A só são susceptíveis de apreensão judicial ou oneração a favor de pessoas colectivas de direito público. As acções são sempre nominativas.
As de Categoria B são acções ordinárias, não possuindo estatutos especiais.
Quer isto dizer que as acções de Categoria A podem converter-se em títulos de Categoria B, se o clube as vender, e vive-versa.
Além dos 6 milhões de acções de Categoria A detidos pelo clube, a Sport Lisboa e Benfica SGPS controla ainda uma parte das acções de Categoria B, correspondente a 10% do capital da SAD.
Refira-se, no entanto, que os estatutos do Benfica impedem que a posição do clube na sua SAD seja, em qualquer altura, inferior a 15% ou superior a 40%.

11 comentários:

Sir disse...

Post bastante esclarecedor. Boa estreia!

arrebumbas disse...

Sir, obrigado pelo elogio.

Benfica Sempre, mesmo depois da morte!

benficaatemorrer disse...

Só um clube como o Benfica tem sócios como este. Não são como uns Belmiros que por aí andam que só usam o clube para branquear capitais bem escuros...

Amo-te Benfica disse...

Sir, o post do Arrebumbas já é o segundo ;)

Muito informativo, parabens!
Adeptos como nós não há!

Abraço

arrebumbas disse...

amo-te benfica, temos que estar sempre atentos face à podridão que assola o desporto português!

Grande Abraço! ;)

Tiagojcs disse...

Uma excelente jogada de marketing do glorioso .

Bom blog . parabens !

http://catedraldapalavra.blogspot.com

Lampião do Norte disse...

Para quem pouco sabia sobre estes pormenores de categoria A ou B das acções, este post é realmente esclarecedor.

Saudações Gloriosas!

Anónimo disse...

Amar o Benfica passa por diariamente chatear os cornos aos andrades que conhece.
Chateá-los como?. muito simples: trate sempre os fcp`s por "andrades".

Bruno Pinto disse...

O Joe Berardo disse hoje que o Benfica parece um lar de idosos, incluindo Rui Costa. Realmente o homem percebe da poda!!

Anónimo disse...

Via pró caralho oh fmshark.
De acções não percebes nada

Anónimo disse...

Que deus abençoe o benfica, e os seus associados sempre!!!